Labels

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

RETROSPECTIVA TRENDS DO CURADO 2015 - OS FATOS QUE MARCARAM NOSSO BAIRRO NO ANO

Pelo terceiro ano seguido o Trends do Curado apresenta para todos os principais fatos que aconteceram em nosso bairro no ano de 2015 e postados em nossa pagina do Facebook, não precisa perder tempo com a retrô da Globo, aqui você vê o que marcou diretamente na sua vida Curadense.



FATOS POLICIAIS


Homicídios no Curado: Duas pessoas morrem após assalto em depósito, homem morto na Avenida 01 e corpo achado carbonizado dentro de carro.

Diversos fatos policiais causaram impacto na vida dos Curadenses durante o ano. Os homicídios continuaram a ser uma constante em nosso bairro, de janeiro a dezembro foram registrados em nossa página 14 assassinatos, envolvendo 14 pessoas do sexo masculino (11 mortas com disparos de armas de fogo, 2 com armas brancas e 1 carbonizado), em janeiro duas pessoas morreram a tiros num assalto num depósito perto do Blue love no Curado IV, em março mais três homicídios com armas de fogo na Rua 10, Rua 13 e Avenida 01 no Curado IV, em abril um corpo de um homem carbonizado foi encontrado dentro de um carro próximo ao TIP, em junho um homem foi morto a facadas próximo ao campo da Teixeira no Curado I. No mês de julho mais dois homicídios, um homem morto a tiros na rua 14 no Curado IV e outro a facadas na Feira do Curado II, em setembro dois crimes com armas de fogo no Curado IV no campo da avenida 01 e próximo ao bloco 86, em outubro também a tiros dois crimes no campo da Xuxa e na Avenida 01 no Curado IV e por fim em dezembro um homicídio foi registrado na Rua 08. Em fevereiro houve ainda uma tentativa de homicídio a uma mulher próximo a PIB no Curado IV, a vitima foi esfaqueada e socorrida para a UPA e posterior ao HR e felizmente sobreviveu, o autor do crime foi preso meses depois. No mês de outubro um corpo na BR 232 embaixo do viaduto da entrada do Totó chamou a atenção de quem passava, além do engarrafamento formado, em inicio se achava tratar-se de um suicídio, com a chegada da pericia foi comprovado que o senhor de 55 anos tinha uma perfuração na cabeça e devido a ela teria caído da passarela. 


Homicídio na Rua 14, corpo com perfuração na cabeça cai de passarela na BR 232 e homicídio na Rua 10.

Os assaltos foi o que mais incomodou os moradores do bairro durante o ano, vários registros foram enviados para nossa a página sobre uma dupla em uma moto azul que praticava arrastões nas paradas de ônibus durante a manhã, no mês de outubro uma dupla de assaltantes foi detida pela população ao tentar assaltar um bar na quadra 15 no Curado III, os meliantes que estavam numa moto foram capturados até a chegada da polícia. Em um desses assaltos durante o ano, uma senhora deficiente auditiva foi esfaqueada na entrada do Curado IV, sendo socorrida em seguida para a UPA. Com o crescente números de assaltos a Polícia Militar fez durante o mês de setembro uma ação no bairro com diversas abordagens a carros e transeuntes, com pontos de bloqueio nas entradas dos Curados II e IV e apreensão de uma arma de fogo com uma dupla numa moto. Os nossos meios de transporte sofreram com a insegurança durante o ano, vários relatos eram enviados para nossa pagina sobre assaltos aos ônibus da linha TI TIP/Cnde da Boa Vista em dois pontos específicos, após a UPA dos Torrões na Abdias de Carvalho e no Jardim Botânico na BR 232, em uma dessas investidas no mês de agosto um policial tentou atirar em um dos bandidos durante um assalto ao TI TIP/Conde na Abdias e acabou acertando um passageiro de 64 anos que morreu em seguida. O metrô também não escapou das investidas dos criminosos, verdadeiros arrastões em diversas estações aterrorizaram os passageiros, a maioria no trecho Curado-Rodoviaria-Cosme Damião e Coqueiral da linha Centro GIB. 

Ação da PM no bairro, assaltantes são detidos por moradores no Curado III e caixa eletrônico é arrombado na Feira do Curado II.

Outros fatos policiais para se destacar durante o ano foi o arrombamento de um caixa eletrônico em um mercadinho da feira do Curado II em dezembro. Em abril uma criança de 9 anos levou um tiro acidental ao manusear a arma de seu pai, um policial militar no Curado III. No mês de julho, um homem com distúrbios mentais precisou da Polícia para ser contido na Rua 13 no Curado IV, na ocasião a Companhia de Elite da PM (CIOE) precisou ser chamada. No começo de outubro um homem se suicidou na Bola de Ouro no Curado IV.
  

ACIDENTES

Acidentes no Bairro: Homem morre na 408, carro despenca da entrada do Curado II, engavetamento entre caminhões na BR 232
Incêndio no Curado IV mata homem e criança em janeiro. 
Diversos acidentes aconteceram em nosso bairro, grande parte automobilísticos e a maioria nas BR's que cortam o nosso bairro (232 e 408). Em janeiro, um homem (morador do Curado IV) morreu após cair da moto quando passava embaixo do viaduto do Curado na BR 408, o mesmo se acidentou após ficar preso em fios de telefonia que caíram na pista após um caminhão passar. Em abril outro motoqueiro (morador do Curado I) que buscava água morreu dessa vez perto da entrada do TIP após ser atingido por um ônibus da Progresso. Mais outros dois motoqueiros morreram em acidentes de moto dessa vez na BR 232, em fevereiro um deles ao se chocar contra um ônibus e em novembro mais um dessa vez ao ser atropelado por uma carreta. A BR 232 foi palco também de atropelamentos que terminaram em morte, em agosto um homem na frente da Nazaria na entrada do Curado I (a vitima ainda foi socorrida de helicóptero para o HR), em novembro outro homem morreu, dessa vez no local ao tentar atravessar a BR embaixo da passarela da entrada do Totó, o veiculo que o atingiu fugiu e outro que passava atrás acabou passando pelo corpo do homem. Entre os acidentes de menor gravidade que aconteceram uma batida no mês de novembro envolvendo três caminhões e um carro engarrafou a rodovia por toda a manhã, em maio foi a vez de uma carreta colidir com um carro e fazer um verdadeiro "L" na pista sentido Recife causando transtorno na via do começo da tarde até por volta das 10 da noite. No Curado II no mês de novembro um carro despencou após passar direto na entrada do bairro, ninguém se feriu gravemente. Saindo dos acidentes de trânsito, outro fato durante o ano foi a queda de uma criança da laje de uma academia no Curado IV no mês de novembro, a vitima estava empinando pipa e despencou de uma altura informada maior que 10 metros, sendo socorrida para a UPA e em seguida para o HR, onde se recupera. Em janeiro uma tragedia na Rua 07 no Curado IV, duas pessoas morreram carbonizadas (um homem de 26 anos e seu sobrinho de 10 anos) durante um incêndio em uma residência.
Ônibus da Progresso matou motoqueiro próximo ao TIP.
Acidentes na BR 232: Atropelamento na entrada do Totó, carreta faz o L na frente do atacado e atropelamento na entrada do Curado I.






TRANSPORTE PÚBLICO (METRÔ-TI TIP E CURADO IV/BARRA)
Metrô parado: Filas no TI TIP e invasão de Camarajibienses; Pneu de ônibus estoura na BR 232.

Os ônibus são um capitulo a parte no ano dos Curadenses, quantos episódios foram relatados em nossa pagina e grupo sobre esses personagens do nosso dia-dia. Algumas mudanças alteraram o cotidiano de todos aqueles que utilizam o transporte público no nosso bairro, talvez o principal deles tenha sido a proibição da abertura da porta do meio dos ônibus durante as viagens, o que causou muita revolta e transtorno para os passageiros, principalmente nos horários de pico e viagens lotadas. No nosso bairro uma mudança em especial também causou revolta, no mês de agosto a Grande Recife alterou o itinerário da linha TI TIP/Curado IV- AV 01, fazendo a mesma passar pelo Curado II atendendo a UPA do bairro, a alteração foi questionada por muitos e durou poucos dias. Em março dois problemas no metrô fizeram com que o TI TIP tivesse longas filas e até articulados para suprir a demanda durante a manhã, no final do mês um novo problema na rede fez com que a linha centro do metro funcionasse até a estação rodoviária, como consequência o TI TIP se encheu de Camarajibienses que fizeram fila para pegar um transporte até o TI Camaragibe (Alguns pendurados nos ônibus), o metrô foi prejudicado durante o ano por outros problemas como as brigas de torcidas organizadas, parando o serviço em dias de jogos. As Organizadas protagonizaram cenas de violência em nossa integração, em março uma confusão no TI TIP entre as torcidas do Santa e Náutico aterrorizaram passageiros devido a chuva de pedras e brigas. Outros fatos que aconteceram na nossa querida integração repercutiram durante o ano, em abril um pneu do TI TIP/Cnde da Boa Vista estourou e causou pânico em passageiros na BR 232, os buracos na saída do TI TIP continuaram a incomodar os passageiros, a denuncia "Derrubei meu raspa-raspa" da nossa página sobre o buraco foi parar na FolhaPE. Uma batida em agosto dentro da integração entre um Conde da Boa Vista e um Parque Capibaribe prejudicou a saída dos ônibus, o nosso querido ônibus azul ainda protagonizou outros acidentes fora do bairro, no centro do Recife atropelando uma mulher na frente do Shopping Boa Vista em março e se envolvendo num engavetamento com mais dois ônibus também na Conde da Boa Vista em dezembro. Uma das principais cenas do ano, com bastante repercussão aconteceu no TI TIP, a foto de um motorista do Cnde da Boa Vista utilizando a plataforma elevatória do ônibus para embarcar uma idosa foi bastante compartilhada em nossa pagina e o motorista convidado meses depois para participar de uma campanha do Governo do Estado sobre boas ações de Pernambucanos. 

Av 01 tem itinerário alterado, colisão entre dois ônibus dentro da integração, motorista utiliza elevador do ônibus para embarcar idosa e batida envolvendo TI TIP no centro.

O J409 -Curado IV/Barra é especial em nosso bairro, e seus episódios desagradáveis e curiosos durante o ano foram diversos. Durante o ano o Barra foi mutante, com diversos modelos de ônibus na linha, desde um Barra todo branco utilizado como testes, a carros amarelinhos "novos" que na verdade eram velhos de outras linhas (como Bongi e Jd. São Paulo), um desses veículos "novos" foi flagrado com a lataria presa com fita crepe, o Barra atacou de Circular também, os ônibus da Metropolitana utilizados nos Circulares do TI Recife desembarcaram em nosso bairro, confundido muitos passageiros que pensavam que ele era o Curado II/Caxangá. Um dos ônibus utilizados na linha do Barra como teste foi flagrado no Maranhão (com o letreiro com o nome Barra e tudo), levando muitos a crer que realmente a linha é a que mais arrudeia no mundo. O Barra se envolveu em alguns acidentes durante o ano, em agosto na subida da Rua 14 no Curado IV um dos ônibus atolou num buraco e acabou reclinando-se sobre uma casa, em setembro um motoqueiro foi atropelado no Curado II por outro ônibus, em outubro um homem teve fratura exposta dentro do ônibus, após o seu braço atingir um poste durante uma curva em Cavaleiro, a vitima estava com parte do corpo para fora do ônibus. Durante o ano outros registros relacionados ao Barra foram enviados a nossa pagina, fora as inumeras fotos de cadeiras quebradas, em dezembro foi a vez de um pneu que se desprendeu do eixo do ônibus em Cavaleiro (que risco), um ônibus da linha atropelou um cachorro na Avenida 01 no Curado IV, a cena da dona do animal com o corpo do cachorro nos braços teve grande repercussão na pagina, muitos atribuíram o atropelamento de forma proposital. Um motorista do Barra foi acusado de ter empurrado um homem alcoolizado para fora do ônibus na Av 01, a vitima caiu no chão, machucou a cabeça e precisou ser socorrido. Ainda durante o ano foram enviados para a nossa pagina as fotos de uma moto dentro de um Barra e crianças pegando carona do lado de fora do ônibus no Curado II, outra cena foi de adolescentes surfando no teto de um dos ônibus. Ainda durante o ano foi mandado para a nossa pagina o registro de preservativos usados (um deles com sangue) em bancos do ônibus. O Trends durante o ano fez cartazes sobre o perigo do Barra e colou em pontos dos Curados I, II, e IV.

Metamorfose: Barra velho, Barra Circular e Barra da Paz, foram as inovações na linha durante o ano.

Barra colado com fita, ônibus quebrados, transportando moto e servindo de prancha de surf para adolescentes.

Sangue no Barra: homem machuca braço e motoqueiro é atropelado; Barra quebra o eixo em Cavaleiro e atola em buraco no Curado IV; Cartazes do Trends alertando o perigo.

Preservativos usados em banco do Barra, dona de cachorro atropelado pelo Barra segura o corpo do animal no Curado IV.

BRONCAS/RESOLUÇÕES DAS BRONCAS


Queimadas no Bairro: Área de Mata sendo queimada, fogo sai do controle e Bombeiros são acionados no Curado IV e , queimada em terreno no Curado V.

O Curado é um bairro cheio de broncas, e elas persistiram ou surgiram durante o ano de 2015. Um grande mal cheiro foi relatado por vários moradores do Curado IV, muitos diziam que o odor de esgoto aparecia sempre pela manhã e no final da tarde e a origem seria uma Estação de Tratamento de Esgoto localizada perto do TIP. Mas não foi apenas cheiro de esgoto que incomodou os Curadenses em  2015, o cheiro de fumaça foi constante durante todo o ano, vindo das inumeras queimadas registradas em terrenos baldios, lixo e matagal, muitas em áreas de preservação como Cova de Onça, algumas dessas queimadas chegaram a passar dos limites e se transformaram em risco para residências, sendo preciso a intervenção do Corpo de Bombeiros para dissipar as chamas, esses focos de incêndio propositais em grande parte serviam para limpar terrenos a muito abandonados (cheio de mato e lixo), mas também para abrir clareiras nas matas do bairro visando a construção de casas. A falta de água e luz em 2015 foi menos constante que nos outros anos, embora não estivessem ausentes e nos incomodando, uma grande falta de água assolou o Curado IV alto em novembro, devido a uma tubulação que se rompeu embaixo de uma casa, a ladeira da Rua 14 transformou-se em um verdadeiro canteiro de obras da Compesa, com asfalto destruído e muita poeira. Os buracos da Compesa foram problemas para alguns veículos no Curado II e III, em novembro um caminhão de lixo acabou atolado em uma cratera feita pela companhia, em julho uma tubulação rompida no começo da Rua 10 trouxe uma enxurrada de água e lama na ladeira com a Avenida 08. A Celpe colocou diversos postes novos e mais altos nos Curados II e III em janeiro, um deles na Av. Leonardo da Vinci acabou caindo e por pouco não atingiu pedestres.

Estação de Tratamento no TIP estaria trazendo mau cheiro ao bairro; Celpe coloca postes no Curado II, um deles chegou a cair.

Caminhão de lixo atola em buraco da Compesa, Detran recolhe cinquentinhas no bairro, comerciante coloca correntes em calçada. 

Os buracos foram um problema na vida dos Curadenses em 2015 três crateras em especial, localizadas no Curado I, Curado III e Curado IV ganharam bastante repercussão, inclusive com a presença da imprensa no bairro, na Rua 16 no Curado I um boneco pescando foi colocado sobre um enorme buraco que acumulava muita água de chuva, na Avenida Dolores Duran no Curado III os mototaxistas que tinham um ponto na Praça da Bíblia fizeram uma confraternização em outro buraco, com direito a mesa de bar, refrigerante e pescaria (com um peixe de verdade preso a um anzol numa vara de pescar), os protestos engraçados renderam noticias em emissoras de TV e um deles foi tapado dias depois. Na BR 232 perto da Teixeira/Concrelongo, um ponto que parecia um verdadeiro rally de tão esburacado incomodou os diversos motoristas e passageiros que passavam pelo local. Por falar na BR, a 232 e 408 viveram finais de semana dignos de horários de pico de dias de semana, engarrafamentos devido a alguns altos públicos registrados na Arena Pernambuco, como no jogo do Sport x São Paulo pela Série A onde mais de 40 mil torcedores (grande parte de carro) foi a Arena, travando ambas as rodovias e dificultando o acesso dos Curadenses. Em julho fortes chuvas trouxeram transtornos a alguns pontos do bairro, no Morro do Cuscuz no Curado IV houve uma queda de barreira sem vitimas, ali perto na Rua da União uma grande quantidade de lama e água invadiu as casas dos moradores, sem contar alagamentos clássicos como da saída dos Curados II e IV e Rua 07. Em setembro uma calçada causou discórdia entre moradores na Rua 03 no Curado IV, um comerciante incomodado com mesas e pessoas bebendo na frente de seu estabelecimento decidiu colocar correntes por cima da calçada durante a noite para evitar a presença dos mesmos, muitos questionaram se sua conduta estava certa ou não em limitar uma calçada (um espaço não privado utilizado para os pedestres andarem). Em setembro o Castramovel da Prefeitura de Jaboatão desembarcou no Curado II em frente a regional com a missão de esterilizar cães e gatos gratuitamente, ficou por quase um mês no local e foi embora, com muitos animais ainda na fila pelo procedimento cirúrgico. A Prefeitura fez diversas ações no bairro durante o ano, houve a limpeza de canais e bueiros, retirada de montanhas de lixo e entulhos principalmente de vários pontos na Avenida 01 como do Popular e na frente de alguns blocos (onde alguns moradores fizeram questão de repor o lixo logo em seguida), em setembro durante quatro dias a Operação Verão trouxe diversas ações simultâneas dos Curados I a V. Em dezembro o Curado esteve em destaque na imprensa nacional devido ao lançamento da ação contra os focos do mosquito Aedes aegypti utilizando droners na Rua 07 no Curado IV, o Aedes foi um problema no bairro, em abril um surto de zika vírus lotou a UPA do Curado, muitas pessoas iam pra unidade se queixando de manchas no corpo e coceira intensa, a maioria era medicada e liberada. Continuando o combate ao mosquito Aedes, em dezembro a Presidenta do Brasil Dilma Rousseff esteve no Comando Militar do Nordeste para lançar uma ação contra o mosquito, atraindo muitos simpatizantes na frente do quartel e engarrafando a BR 232. A UPA foi alvo de uma polêmica em 2015 ao proibir o acesso de acompanhantes com exceção a idosos, pessoas com necessidades especiais e crianças.

Engarrafamento na 408 devido a jogo na Arena, ladeira da 14 em obras e queda de barreira no Cuscuz.

Surto de Zika lota UPA do Curado, UPA barra acompanhantes e Droners são utilizados na busca de focos do mosquito Aedes.

Em maio duas crianças incendiaram um carro estacionado na Rua 06 no Curado IV, os Bombeiros foram acionados mas o fogo já tinha sido controlado por moradores. Em novembro após determinação do Detran para obrigatoriedade das placas nas cinquentinhas, o Detran e a Polícia de Trânsito fez uma grande operação para a apreensão das motos no bairro. A final do Campeonato Amador dos Curados entre Bahia x Desportivo Quadra 15 terminou em briga após um torcedor da Quadra 15 evitar um gol do Bahia, quase em cima da linha após uma cobrança de falta, a PM precisou intervir e a decisão do campeão adiada. Dois protestos na BR 232 travaram a rodovia no ano, em março, funcionários demitidos da Gerdau queimaram pneus na faixa sentido Curado durante a manhã, em setembro alguns moradores do Totó fecharam as duas faixas da BR na frente da entrada do bairro devido a morte de um homem no Alto da Bela Vista, após levar um tiro de fuzil vindo do Complexo Prisional do Totó.

Buracos nos Curados: Cratera na Avenida 01 e buracos de pescaria no Curado I e III.

Tubulação da Compesa se rompe no Curado IV e Prefeitura recolhendo lixo no popular no Curado IV.

Alagamentos na saida do Curado II e IV e na Rua 07, lama na Rua da União no Curado IV.

Carro é incendiado por crianças na Rua 06 no Curado IV.


CURIOSIDADES/DESTAQUES

Quantos fatos curiosos e de destaque tivemos nesse ano de 2015, para eles decidimos selecionar imagens para resumi-los. 

Mamãe Timbu e seus filhotes são resgatados pelo CPRH em casa no Curado II, o morador encontrou o animal numa fenda entre uma janela de sua casa e uma parede, postou o caso em nosso grupo do face e a partir dele obteve contato com biólogas do CPRH.

Gatinha ganha caixinha de natal em uma farmácia do Curado II.

Vendedores de Laranja se multiplicaram na BR 232 no trecho Curadense.

Coxinhas de Só frango e frango são vendidas no TI TIP, confundindo os passageiros.

Caçadores de Tana-Jura nos quarteis da BR 232 causam engarrafamento na rodovia em março.

Subway abre as portas no Curado, uma filial do fastfood foi inaugurada no TIP.

Registro de um pé de sutiã no matagal ao lado do TIP é mandado para nossa pagina.

Placa de limite de velocidade é colocada em Cova de Onça no Curado III.

Django, o cão que faz a guarda em cima de um telhado na Rua 14 no Curado IV.

Comercio diversificado no metrô: até vendedor de caranguejo foi flagrado dentro do GIB.

Adeus a um astro de cinema: o Herbie da Avenida 01 é retirado da via, após anos.

Magrão visita Igreja no Curado II e tira foto com o mito Doninho.

Curadense Diego Patriota (Ex-Sport) é eleito melhor jogador de liga de futebol na China.

Atleta Caroline Gomes, moradora do Curado IV conquistou diversas medalhas no ano, muitas em competições internacionais.

Maquina Curadense: Carrão inusitado é flagrado no Curado II e chama atenção dos moradores do bairro.

O Mito Se Forma: Doninho formou-se no ensino médio pelo EREM Simon Bolívar do Curado II

Registro inusitado de sofá ocupando parada de ônibus na Avenida 01 no Curado IV garantindo conforto aos passageiros na espera do busão.

Monumento da Bíblia é reconstruído no Curado III em formato de coração.
Clipes no Bairro: O Curado foi palco da gravação de dois clipes durante o ano, o primeiro foi de brega do Mc Henrique Boladão com a música "Desce Kikando" gravado na Rua 14 no Curado IV, o segundo foi o clipe da banda de swingueira 100 Futuro com a música "Sheenaray" gravado na Quadra 15 no Curado III. 

Sorveteria do Curado II vende "Segunda-Feira". 


Transformer participa de inauguração de loja no Curado IV e atrai curiosos.

Registro de uma capivara andando pelo Curado II, o animal não chegou a ser capturado.


O ANO DO TRENDS DO CURADO

O ano de 2015 foi muito especial para nós do Trends do Curado, iremos fechar o ano com mais de 13 mil curtis na pagina e 9 mil membros em nosso grupo do facebook. O Trends foi citado diversas vezes no ano na Folha de Pernambuco com os posts do "Derrubei meu raspa raspa" sobre os buracos na saida do TI TIP, sobre alagamentos no bairro, a mudança do intinerário do Curado IV/Av 01 - TI TIP e da Estação de Tratamento do TIP que estaria causando mal cheiro no bairro. Mas o principal reconhecimento do ano foi a reportagem no Jornal da Tribuna da TV Tribuna/Band sobre o Trends do Curado, mostrando sobre a história da pagina e nosso trabalho mostrando os problemas do bairro.

Trends do Curado sendo entrevistado pela reportagem da Tv Tribuna.

Caminhada Ecológica em Cova de Onça com divulgação do Trends do Curado
Nesse ano divulgamos a Caminha Ecológica do bairro que aconteceu em Cova de Onça em outubro. Em agosto o Trends se reuniu com o Tenente da Polícia Militar responsável pelos Curados para traçar alguns planos em que a nossa pagina poderia contribuir para a segurança do bairro (como o nosso whats app servir como um canal de denuncias em tempo real de crimes para acionar a patrulha do bairro).

Reunião com Tenente da PM sobre a segurança no bairro. 
FolhaPE publica sobre postagem da página referente a mudança do itinerário de ônibus do bairro.



Nós do Trends do Curado desejamos a todos um Feliz 2016, UH CURADO AEW!

Nenhum comentário:

Postar um comentário