Labels

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Jardim Botânico



O Jardim Botânico do Recife (JBR) foi criado no ano de 1960, a partir da reformulação do Parque Zoobotânico do Curado, que fazia parte da Mata do antigo Instituto de Pesquisa Agropecuária do Nordeste - IPEANE. Nesta época o JBR passou a ser de responsabilidade da Prefeitura Municipal do Recife.
Desde estão é um testemunho vivo da biodiversidade da Mata Atlântica, que junto à restinga e os manguezais, cobria o sítio original do Recife.
As várias realizações nas áreas de pesquisa científica, conservação e educação ambiental, possibilitaram a admissão do JBR na Rede Brasileira de Jardins Botânicos, RBJB, e, por intermédio dessa, na Botanic Gardens Conservation Internacional, BGCI.
Ocupando uma área de 10,7ha, o Jardim Botânico compõe uma parte da Unidade de Conservação Municipal denominada Matas do Curado, uma área de 113,6ha pertencentes, em sua maioria, ao patrimônio do Exército.



Atualmente o Jardim Botânico desenvolve as atividades em educação ambiental, como caminhadas ecológicas, exposição permanente da mata atlântica, exibição de vídeos com temas ambientais e visitas aos viveiros de plantas medicinais e florestais. Possui ainda um orquidário para visitação, produção e permuta de orquídeas e um meliponário de abelhas nativas.
Mesmo com esses atrativos, o JBR é pouco conhecido pela população, por causa da inexistência de campanhas promocionais. O público que visita o Jardim Botânico é formado basicamente por estudantes das escolas do Recife (públicas e privadas) e, durante os finais de semana, por famílias.



O que encontrar:

  • Caminhadas ecológicas, orientadas por instrutores, por dentro da mata.
  • Meliponário para preservação de abelhas nativas da Mata Atlântica;
  • Orquidário para produção e permuta de orquídeas;
  • Pólo de Educação Ambiental;
  • Sala de exibição de vídeos Ambientais;
  • Sala de reciclagem de papel




Fonte: Site da Prefeitura do Recife
http://www.recife.pe.gov.br/meioambiente/jb_apresentacao.php 


Um comentário:

  1. LEGAL, ACHO QUE POUCOS CONHECEM O JARDIM BOTANICO DO RECIFE E O CURADO TEM O PRIVILEGIO DE TER ESSE JARDIM :D

    ResponderExcluir